THE IMPACT OF COVID-19 ON THE JOURNALISTIC NARRATIVE: the production of content from Folha de S. Paulo

Autores

  • Marilene Lemos Mattos Salles Faesa Centro Universitário
  • Felipe Campo Dall’Orto Professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faesa Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a9en

Palavras-chave:

Covid-19, Folha de S. Paulo, Journalistic Narrative, Symbolic Construction, Media Culture

Resumo

This article seeks to highlight the importance of the social context for the production of information in society, thus, it is essential to understand the impacto f Covid-19, in Brazilian journalistic production. To this end, it makes a comparative analysis between the Folha de S. Paulo covers from April 2019 and April 2020, to understand how daily life has guided journalism and to debate about a new order of mediation that involves the various actors of communication , interfering in the construction of meanings, ranging from the production of content to the appropriation of information.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Lemos Mattos Salles, Faesa Centro Universitário

PhD in Education (UFES). Coordinator of the Journalism and Advertising and Advertising courses at Faesa Centro Universitário. marilene.lemos@faesa.br.

Felipe Campo Dall’Orto, Professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faesa Centro Universitário

Master in Performing Arts (UFRJ), Unirio. Professor of the Journalism and Advertising and Advertising courses at Faesa Centro Universitário. PhD student in Cultural Studies at the University of Minho in Braga / PT. felipe.campo@faesa.br.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUER, Martin W.; GASKELL. George (ed) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70, 2011.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª.ed. São Paulo: Edusp, 2003.

CAREY, James. Communication as culture: essays on media and society. London: Routledge, 1988.

CASTTELS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 2001.

CASTELLS, Manuel. Inovação, liberdade e poder na era da informação. In: MORAES, Dênis (org). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2012.

CONDE, Mariana Guedes. Jornalismo no feed de notícias: a relação entre jornalismo e redes sociais do Instant Articles do Facebook. In: CANAVILHAS, João; Rodrigues, Catarina (org) Jornalismo móvel: linguagem, gêneros e modelos de negócio. Covilhã: UBI LabCom, 2017.

DALMONTE, Edson F. A narrativa jornalística e a representação da realidade. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR: Intercom, 2009. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1451-2.pdf Acesso em 09 de maio 2020.

DALMONTE, Edson F. Narrativa Jornalística e Narrativas Sociais: Questões acerca da Representação da Realidade e Regimes de Visibilidade. In: FERREIRA, Giovandro Marcos; HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz; MORAIS, Osvando J. de (org) Teorias da comunicação: trajetórias investigativas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.

FARO, José Salvador. À flor da pele: narrativas híbridas, cotidiano e comunicação. Revista Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.02, n.25, 2011.

FAUSTO NETO, Antônio. Comunicação e mídia impressa: um estudo sobre a aids. São Paulo: Hacker, 1999.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GRADIM, Adriana. Manual de Jornalismo. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2000.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a tenção do público. São Paulo: Contexto, 2005.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: Edusc, 2011.

KUNSH, Margarida. Comunicação Intercultural e Cidadania em tempos de Globalização. A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de Ciências Sociais e Humanas: o caso das Ciências da Comunicação. CECS: Uminho, 2017. Disponível em: lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2729 Acesso em 09 de maio de 2020.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MORAES, Dênis. (org) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Record: Rio de Janeiro, 2003.

MORAES, Dênis. (org) Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Faperj, 2013.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.

NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.

PINTO, Manuel. O jornalismo como campo social e como domínio de formação. Comunicação e Sociedade, Cadernos do Nordeste. Vol. 12, 1999.

SILVA, Rafael Souza. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de jornalismo impresso. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2001.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1988.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Vol. II. Florianópolis: Insular, 2005.

WELSCH, Wolfgang. Transculturality: the Puzzling Form of Cultures Today. In FEATHERSTONE, Mike; LASH, Scoth (ed) Spaces of Culture: city, nation, world. London: Sage, 1999.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Publicado

2020-05-01

Como Citar

SALLES, Marilene Lemos Mattos; DALL’ORTO, Felipe Campo. THE IMPACT OF COVID-19 ON THE JOURNALISTIC NARRATIVE: the production of content from Folha de S. Paulo. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 3, p. a9en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a9en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10535. Acesso em: 22 nov. 2024.