As the narrators tell us:

argumentative strategies in narratives of the Agência Pública

Authors

  • Karolina de Almeida Calado UFPE
  • Heitor Costa Lima da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2017-3028

Keywords:

Narradores., Financiamento coletivo, Estratégias narrativas., Análise pragmática.

Abstract

O presente artigo objetiva compreender as estratégias narrativas utilizadas pelo narrador para conduzir o leitor a determinado efeito de sentido. Nessa perspectiva, questiona-se quais recursos persuasivos podem ser observados nas reportagens que configuram uma ação inconsciente ou consciente para gerar efeito de real ou referencialidade verídica. Como objeto, escolheu-se as matérias sobre a temática “Criança e água” da Agência Pública de Jornalismo Investigativo publicadas nos meses de julho, agosto, setembro e novembro. Essas reportagens foram contempladas pelo projeto de financiamento coletivo. Para análise, recorreu-se ao modelo pragmático proposto por Luiz Gonzaga Motta (2013) que enfatiza o estudo das estratégias argumentativas do narrador, interesse principal deste trabalho, o qual também traz a discussão acerca da comunicação (HABERMAS, 1997; CASTELLS, 2000, 2009) e suas práticas sociais (BOURDIEU, 2003; SÁDABA, 2001). Foram observadas, portanto, várias táticas dos narradores para esconder a mediação e outras pistas subjetivas utilizadas para desenvolver o jogo dramático e assim sensibilizar a audiência.

Author Biographies

Karolina de Almeida Calado, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, com bolsa Capes.

Heitor Costa Lima da Rocha

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Published

2017-12-14

How to Cite

Calado, K. de A., & Rocha, H. C. L. da. (2017). As the narrators tell us:: argumentative strategies in narratives of the Agência Pública. Espaço E Tempo Midiáticos, 2(2), 166–187. https://doi.org/10.20873/stmmta2017-3028