ESTUDO GEOHIDROAMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O CASO DA MICROBACIA DO CÓRREGO BREJO COMPRIDO EM PALMAS – TO
Resumo
A microbacia do córrego Brejo Comprido tem grande importância para a cidade de Palmas – TO pela multiplicidade de utilização como o abastecimento público, recreação, irrigação de jardins, diluição de efluentes, etc. Faz-se necessário, então, o conhecimento sobre as características geofísicas dessa microbacia, para que se possa gerir o uso e ocupação do solo, bem como conserva-la de forma sustentável para o futuro. A ferramenta SIG – Sistema de Informações Geográficas, juntamente com o software ArcGIS, cartas topográficas da SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Orçamento do Tocantins (escala 1:250.000) e imagens SRTM – Shuttle Radar Topography Mission, possibilitaram o levantamento e processamento dos dados fisiográficos para o cálculo de parâmetros físicos que constituem a dinâmica geológica e geomorfológica presente nesta microbacia. Assim, por meio do geoprocessamento realizado, concluiu-se que a microbacia é de 2ª ordem, possui tendência à forma alongada (coeficiente de compacidade = 1.311; fator de forma = 0.32 e índice de sinuosidade = 0.931), pouca susceptibilidade a enchentes, padrão de drenagem dendrítico e pouca sinuosidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da revista, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, salvo para uso em estudo e pesquisa.