Análise da Função de Correlação de dois Pontos em Distribuições Sintéticas

Autores

Resumo

A função de correlação de dois pontos é um dos principais métodos estocásticos utilizados dentro da cosmologia para a medição do grau de homogeneidade de um sistema. A metodologia consiste em comparar distribuições amostrais com uma distribuição uniforme e homogênea, identificando escalas de homogeneidade da distribuição amostral através de suas diferenças. Testamos diferentes distribuições sintéticas a fim de identificar a abrangência das informações obtidas sobre tais distribuições. Os resultados mostraram que a Função de Correlação de Dois Pontos consegue identificar escalas características nas quais distribuições podem ser consideradas homogêneas, concentradas ou apresentam vazio. Para distribuições Gaussianas, a resolução das oscilações que representam escalas características é limitado; se a distâncias entre distribuições for inferior a quatro vezes o desvio padrão das distribuições, as oscilações são sobrepostas. Mostramos também que diferentes distribuições podem gerar Funções de Correlação de dois Pontos similares, confirmando resultados encontrados na literatura.

Biografia do Autor

Felipe Ventura Vargas, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Felipe Ventura Vargas começou o curso de Engenharia Mecânica em 2010 participando de projetos na área de física do estado sólido, participando do projeto financiado pelo CNPQ "Análise de resistência a Corrosão de juntas soldadas de diversas classes de aços inoxidáveis", estudando diversas áreas, desde química à análise espectrográfica. Trocou para curso Física Bacharelado em 2012 onde continuou atuando na área de estado sólido onde participou do projeto "Produção e caracterização de uma amostra policristalina supercondutora de alta temperatura crítica", financiado pela PROPESP. Passou três semestres na Irlanda com uma bolsa financiada pela CAPES pelo programa Ciência Sem Fronteiras, na National University of Ireland, Maynooth, estudando astrofísica. Estagiou no projeto da missão COrE da European Space Agency (ESA), onde, além de estudar disciplinas específicas da astrofísica, aprendeu a trabalhar com programas de Física Ótica especializados, analisando performance ótica de objetos, implementando programação matemática para projetar os espelhos de telescópios espaciais. Ao retornar participou do projeto com bolsa financiada pela FAPERGS de nome "Avanços Observacionais e as soluções de Friedmann-Lemaitre-Robertson-Walker" também na área de astrofísica. Escreveu a monografia intitulada de "Estudando o Universo em Larga Escala, Função de Correlação de dois Pontos: Uma Análise de suas limitações e potencialidades". Atualmente é aluno de mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande onde modela e simula colapsos estelares utilizando hidrodinâmica relativística.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Ventura Vargas, F., Gausmann, E., & Ferrari, F. (2021). Análise da Função de Correlação de dois Pontos em Distribuições Sintéticas. Espaço E Tempo Midiáticos, 4(1), 24. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/midiaticos/article/view/13010