Análise da distribuição de focos de calor no Tocantins entre 2002 e 2011
Palavras-chave:
focos de calor, queimadas, incêndios florestaisResumo
O Tocantins está entre os Estados brasileiros com maior quantidade de focos de calor nos últimos anos. Os focos de calor são gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais após detecção por sensoriamento remoto. Neste trabalho, foi analisada a distribuição de focos de calor no Estado do Tocantins entre 2002 e 2011 nas seguintes tipologias de cobertura, uso e ocupação do solo: biomas Amazônia e Cerrado; corpos d'água, áreas antropizadas e nativas do Cerrado; áreas urbanas e entorno; entorno de localidades (aldeias indígenas, agrovilas de assentamentos, povoados, vilas, etc.); entorno de rodovias; entorno dos depósitos de resíduos sólidos; assentamentos de reforma agrária e entorno; terras indígenas e entorno; unidades de conservação e entorno. Os anos de 2007 e 2010 apresentaram a maior incidência de focos de calor. O bioma Amazônia teve menor concentração de focos do que o Cerrado. Neste, a maior concentração foi nas áreas com vegetação nativa. Assentamentos de reforma agrária, entorno de localidades e terras indígenas foram as tipologias mais críticas. Destacam-se as terras indígenas, cuja extensão corresponde a 7,3% da área total do Estado, que tiveram em média 12,8% do total de focos de calor. Unidades de conservação tiveram concentração de focos menor do que a média geral do Estado.Downloads
Publicado
2012-11-01
Como Citar
Lazzarini, G. M. J., Ferreira, L. C. C., Felicíssimo, M. F. G., Lira, R. G., Justino, A. G., Gomes, C. S., … Magalhães, G. R. D. (2012). Análise da distribuição de focos de calor no Tocantins entre 2002 e 2011. Revista Interface (Porto Nacional), (05). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/362
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).