O PAPEL DO INTELECTUAL NA PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA DE DIAS GOMES: UMA ANÁLISE DA OBRA O PAGADOR DE PROMESSAS

Autores

  • Plábio Marcos Martins Desidério

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel do intelectual, no caso do dramaturgo como Dias Gomes e sua atividade como intelectual na sociedade brasileira, a partir de pensadores como A. Gramsci, J. P. Sartre e E. Said. A obra a ser analisada é O Pagador de Promessas e busca compreender como Dias Gomes se insere como um intelectual orgânico e um crítico da do Brasil e como também consegue navegar entre a linguagem teatro e os suportes comunicacionais, como o rádio e a televisão. Na sua atividade como intelectual, Dias Gomes conseguiu um espaço importante na produção cultural brasileira, mas também sofreu críticas por se inserir na produção televisiva. Este trabalho, portanto, procurará entender as tensões presentes na sua ação como dramaturgo e também como intelectual.

Biografia do Autor

Plábio Marcos Martins Desidério

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Comunicação pela UnB e Mestre em Sociologia pela UFG. E-mail: plabiom@gmail.com

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Como Citar

Marcos Martins Desidério, P. (2014). O PAPEL DO INTELECTUAL NA PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA DE DIAS GOMES: UMA ANÁLISE DA OBRA O PAGADOR DE PROMESSAS. EntreLetras, 4(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/984