NARRATIVAS DE PROFESSORES: DISCURSO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO

Autores

  • Nilsa Brito Ribeiro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar em narrativas de professores de escolas do campo representações de suas trajetórias de formação. Sob a compreensão de que toda comunidade social produz discursos, as narrativas são analisadas a partir de uma abordagem discursiva. Desta abordagem, decorre a compreensão de que as narrativas de vida não se reduzem à consciência individual de quem narra, nem tampouco são o lugar de retorno linear a fatos passados. Nas narrativas de pessoais inscrevem-se sentidos que traduzem um modo de o sujeito organizar e representar suas experiências no mundo. Os relatos de vida foram produzidos por professores do campo em formação inicial, a partir de entrevistas individuais. Nossas análises depreendem das narrativas traços identitários construídos na relação destes professores com a luta mais ampla por condições de vida no campo, cujos discursos colocam em movimento sentidos de processos de inexistência de políticas públicas que traduzam o campo como um lugar de produção da cultura, de existência e de re-existência.

Biografia do Autor

Nilsa Brito Ribeiro

Professora da Faculdade de Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Pará/Campus de Marabá. Doutora em Linguística. E-mail: nilsa@ufpa.br

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Como Citar

Brito Ribeiro, N. (2014). NARRATIVAS DE PROFESSORES: DISCURSO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO. EntreLetras, 3(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/959