GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE

Autores

  • Ariane de Fátima Escobar Rossi

Resumo

O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos.

Biografia do Autor

Ariane de Fátima Escobar Rossi

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.Bolsista da CAPES. Especialista em Metodologias do Ensino de Língua Inglesa. Email:arianerossi@yahoo.com.br

Downloads

Como Citar

de Fátima Escobar Rossi, A. (2014). GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE. EntreLetras, 3(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/916