A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM “CONCERTO BARROCO”

Autores

  • Thiago Miguel Andreu

Resumo

O presente trabalho pauta-se em uma discussão acerca do contexto da literatura hispanoamericanado século XX (em especial, a de Alejo Carpentier) sob uma ótica histórica. Para taltarefa, enfocamos uma obra do autor, o romance Concerto Barroco, de 1974. Estruturamosnosso texto em três partes: a primeira trata de alguns tópicos de intersecção entre a Literaturasui generis e a História. Em seguida, restringimos a Literatura ao contexto hispano-americano,para discuti-la sob um prisma analítico, no que diz respeito a suas conexões com o discursohistórico. Por fim, analisamos o romance carpentieriano Concerto Barroco, partindo deconceitos fundamentais da teoria sobre a metaficção historiográfica.

Biografia do Autor

Thiago Miguel Andreu

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista – campus de Araraquara.thiagoandreu@hotmail.com.

Downloads

Como Citar

Miguel Andreu, T. (2014). A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM “CONCERTO BARROCO”. EntreLetras, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/900