L1, UM SCAFFOLDING PARA A AQUISIÇÃO DE L2: análise numa perspectiva interacionista.

Autores

  • Aline Gomes da Silva

Resumo

Este artigo trata de um estudo que tem como objetivo verificar a importância da interação paraque haja o aprendizado de LE, mesmo quando essa interação ocorra entre colegas que estejamno mesmo nível de proficiência na língua alvo. Para isso fazemos uso de instrumentos depesquisa de natureza etnográfica tais como observações no lócus de pesquisa, anotações decampo, questionários e entrevistas com os participantes que serão analisados baseados emalguns conceitos da teoria sócio-interacionista. O cenário que deu origem a essas reflexões éuma sala de aula de Língua Portuguesa para estrangeiros de uma comunidade bilínguecomposta por imigrantes religiosos de origem norte-americana. Os dados revelam que a L1serve de scaffolding e contribui significantemente na aprendizagem de L2.

Biografia do Autor

Aline Gomes da Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2003), especializaçãoem Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Goiás (2005) e em Língua Inglesa pela UniEvangélica(2005), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Góias (2010). Atualmente é professoraassistente da Universidade Federal do Tocantins - campus Porto Nacional.

Downloads

Como Citar

Gomes da Silva, A. (2014). L1, UM SCAFFOLDING PARA A AQUISIÇÃO DE L2: análise numa perspectiva interacionista. EntreLetras, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/896