A INFORMAÇÃO DE PRESENTE NO PORTUGUÊS: uso da ditongação

Authors

  • Vítor Moura Vivas

Abstract

O mecanismo fusão, apesar de sistemático e produtivo, está à margem dos estudos demorfologia do português. A fusão é uma operação na qual uma modificação num tema de umvocábulo revela a manifestação de um conteúdo relevante para a base. Para o enfoqueestruturalista, qualquer processo que não envolva encadeamento estrito de formas constituium problema. Demonstramos, em nossa pesquisa, que a morfologia flexional portuguesa seorganiza não só por concatenação de afixos, mas também por fusão. Explicitamos diversosexpedientes de fusão – ditongação, mudança consonantal, inserção consonantal, haplologia,alternância vocálica – que manifestam conteúdos de tempo e de número-pessoa. O foco desseartigo é a fusão de presente por ditongação na morfologia verbal no português. Damos contado polo semântico utilizando Bybee (1985) e Gonçalves (2005) e demonstramos váriosexemplos no português.

Author Biography

Vítor Moura Vivas

Orientado por Carlos Alexandre Victorio Gonçalves, é bolsista de Doutorado do Órgão de Fomento CAPES eProfessor Substituto da UFRJ.

How to Cite

Moura Vivas, V. (2014). A INFORMAÇÃO DE PRESENTE NO PORTUGUÊS: uso da ditongação. EntreLetras, 2(2). Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/894