DIFERENTES EXPECTATIVAS ACERCA DO ENSINO DA PRÁTICA DE LETRAMENTO DA RESENHA

Autores

  • Eliane Feitoza Oliveira

Resumo

O objetivo do presente trabalho é o de analisar as diferentes expectativas que alunos eprofessores do curso de Letras têm acerca do ensino da prática de letramento do gêneroresenha crítica. Para tal, recorre-se às postulações de alguns pesquisadores que integram aárea dos Novos Estudos do Letramento (GEE, 1996; 2001; LEA e STREET, 1998, LILLIS,1999, entre outros). Esse trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunhoetnográfico, visto este instrumental ter permitido estabelecer relações entre as históriaspregressas de letramento das alunas, suas expectativas em torno do ensino da resenha crítica eas formas com as quais os professores ensinam o gênero. Os dados analisados, obtidos atravésde uma entrevista aberta com três alunas e gravação de duas aulas de dois professores,revelam que as estudantes esperavam, entre outras coisas, que o ensino da resenha fosse vistocomo um processo, a partir de uma perspectiva discursiva, e não como resultado datransferência de letramento de alguns de seus aspectos globais.

Biografia do Autor

Eliane Feitoza Oliveira

Mestre em Linguística Aplicada (UNICAMP). Bolsista CNPq e doutoranda do Programa de Pós-Graduação emLinguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. E-mail: eli_feitoza@yahoo.com.br

Downloads

Como Citar

Feitoza Oliveira, E. (2014). DIFERENTES EXPECTATIVAS ACERCA DO ENSINO DA PRÁTICA DE LETRAMENTO DA RESENHA. EntreLetras, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/891