EDUCAÇÃO INDÍGENA KRAHÔ: MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO

Autores

  • Francisco Edviges Albuquerque UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Beatriz Sena da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Francisco Edviges Albuquerque Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Beatriz Sena da Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

material didático, educação escolar indígena, língua materna, Krahô

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados do projeto de iniciação científica - PIBIC 2014/2016, cujo título é “Educação Escolar Indígena Krahô: Uma contribuição para produção de material didático” sob orientação do Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque.  Esse projeto visa a descrever e analisar o processo de produção de material didático-pedagógico bilíngue e intercultural na escola Krahô 19 de Abril da Aldeia Manoel Alves. A produção destes materiais se dá tanto em língua materna quanto em língua portuguesa, além de abranger as seguintes áreas do conhecimento: Língua Materna Krahô, Língua Portuguesa, História e Geografia, Literatura, Gramática, Ciências e Matemática. Todos esses materiais estão sendo utilizados nas escolas Krahô, como material didático e que integram os conteúdos ministrados em sala de aulas do Ensino Fundamental e Médio. Os objetivos principais destes materiais didáticos são registra os aspectos socioculturais e linguísticos dos Krahô, os mesmos são voltados para a educação escolar indígena bilíngue e intercultural, no sentido de revitalizar e manter a língua materna e também cultura.

Biografia do Autor

Francisco Edviges Albuquerque, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Orientador do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e Professor do curso de Letras UFT-Araguaína. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL, da Universidade Federal do Tocantins, atuando nos cursos de Doutorado e Mestrado. Professor do Curso de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS-UFT-campus de Araguaína

Ana Beatriz Sena da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras- Licenciatura, da Universidade Federal do Tocantins-campus Araguaína e Bolsista do Programa Iniciação Científica/PIBIC (CNPq)

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Publicado

2016-10-04

Como Citar

Albuquerque, F. E., Silva, A. B. S. da, Albuquerque, F. E., & Silva, A. B. S. da. (2016). EDUCAÇÃO INDÍGENA KRAHÔ: MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO. EntreLetras, 6(2), 199–210. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2747

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