A IMPORTÂNCIA DE SER PROFESSOR LEITOR: UMA ANÁLISE DO ROMANCE A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ, DE ANTONIO G. ITURBE

Autores

  • Antonio Adailton Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Antonio Adailton Silva SEDUC-TO

Palavras-chave:

Professor leitor, Ensino de literatura, A bibliotecária de Auschwitz, Formação de leitores

Resumo

O artigo discute o gesto de ler do professor de literatura como importante fator de sucesso tendo em vista o trabalho de mediação para a formação de leitores. É analisada a obra A bibliotecária de Auschwitz, na qual uma biblioteca clandestina, com exíguos e deteriorados oito livros físicos e com alguns professores que atuam como pessoas-livro, é usada para educar cerca de 500 crianças. O caso foi escolhido para exemplificar que, no ensino de literatura, é mister ao professor não apenas indicar obras, mas conhecer pormenores, assim como ter clareza sobre categorias de análise que possam catalisar produções por parte dos alunos como forma de incorporação do objeto literário. Não conhecer a obra pode se desdobrar em mediação frustradora. O conhecimento bem elaborado da obra, aliado à capacidade de abordá-la com entusiasmo, é valioso para estimular os alunos, e criar um ambiente propício para fruição e formação de leitores.

Biografia do Autor

Antonio Adailton Silva, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Doutorando em Ensino de Língua e Literatura pela UFT.

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho de literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

_______. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

ITURBE, Antonio G. A Bibliotecária de Auschwitz. Tradução Dênia Sad. 1ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2014. 368p.

Jornal Opção. Dita Kraus, a bibliotecária de Auschwitz, fala com exclusividade ao Jornal Opção. Entrevista. Edição 2003 de 24 a 30 de novembro de 2013. Disponível em: <http://www.jornalopcao.com.br/posts/entrevista/dita-kraus-a-bibliotecaria-de-auschwitz-fala-com-exclusividade-ao-jornal-opcao>. Acesso em: 20 abr. 2016.

LAJOLO, Marisa. Carlos Drummond de Andrade: uma história exemplar de leitura. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004, p. 12-23.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. O ensino da literatura. In: NITINI, Sandra et al (orgs.). Encontro Regional da Abralic. São Paulo: Aderaldo & Rothschild: ABRALIC, 2008, p. 13-22.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. Do reino da beleza à república do gosto: questões para o letramento literário. In: RAMOS, Dernival Venâncio; ANDRADE, Karylleila dos S.; PINHO, Maria José de (orgs.). Ensino de Língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011, p. 81-92.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

_______. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Silva, A. A., & Silva, A. A. (2016). A IMPORTÂNCIA DE SER PROFESSOR LEITOR: UMA ANÁLISE DO ROMANCE A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ, DE ANTONIO G. ITURBE. EntreLetras, 6(2), 59–71. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2730