LÍNGUA E CULTURA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO COM DUAS PROFESSORAS DO ENSINO PÚBLICO DO OESTE PARANAENSE

Autores

  • Daniele Wulff de Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon
  • Márcia Sipavicius Seide Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon

Palavras-chave:

ensino de língua espanhola, abordagem sociocultural, educação básica do ensino público

Resumo

Resumo: Com base na premissa de que o ensino/ aprendizagem de língua estrangeira deve compreender língua e cultura como componentes indissociáveis, esta pesquisa apresenta um estudo de caso que visa refletir sobre este ideal de ensino que é mencionado em documentos oficiais da educação brasileira e nas falas de duas professoras de espanhol como língua estrangeira sobre sua prática docente. Para tanto, este artigo está organizado em duas seções: na primeira, faz-se uma descrição dos objetivos propostos nos documentos teóricos: Diretrizes Curriculares do Paraná (DCE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum (BNCC); e na segunda, analisam-se os dados gerados através de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de língua espanhola do ensino público do oeste paranaense. O resultado da análise apresenta paradoxos que se revelam na fala das professoras: ao mesmo tempo em que apontam motivos para se adotar a abordagem sociocultural, fornecem indícios de que a abordagem não se evidencia na prática.

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Publicado

2016-10-30

Como Citar

Wulff de Andrade, D., & Sipavicius Seide, M. (2016). LÍNGUA E CULTURA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO COM DUAS PROFESSORAS DO ENSINO PÚBLICO DO OESTE PARANAENSE. EntreLetras, 7(1), 50–69. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2244

Edição

Seção

Artigos