JARDINS E PORÕES DA DITADURA CHILENA

MEMÓRIA E TESTEMUNHO EM PEDRO LEMEBEL

Autores

  • Grupo de estudos Literatura e Ditaduras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p313-334

Palavras-chave:

Literatura de testemunho; Memória, Ditadura; Pedro Lemebel.

Resumo

O presente artigo propõe a análise da narrativa As orquídeas negras de Mariana Callejas (ou “O Centro Cultural da DINA”), de Pedro Lemebel. Ainda pouco conhecido no Brasil, o autor chileno elabora um retrato sobre a classe artística nos anos 1970, período da ditadura civil-militar em seu país. A perspectiva teórica se pauta nas teorias sobre literatura de testemunho e memória, conceitos mobilizados com base na leitura crítica dos recursos estéticos que configuram um tensionamento entre o histórico e o ficcional e que estão no cerne desse texto literário. 

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Publicado

2021-11-22 — Atualizado em 2022-09-15

Versões

Como Citar

Literatura e Ditaduras, G. de estudos. (2022). JARDINS E PORÕES DA DITADURA CHILENA : MEMÓRIA E TESTEMUNHO EM PEDRO LEMEBEL. EntreLetras, 12(2), 313–334. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p313-334 (Original work published 22º de novembro de 2021)