A LIVE ACADÊMICA EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO DISCURSIVO E ALTERIDADE

Autores

  • Guilherme Brambila UFES

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p408-429

Palavras-chave:

Live acadêmica; Gênero discursivo; Alteridade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de propor um debate sobre as dimensões formais, linguísticas e discursivas da live acadêmica na perspectiva das relações dialógicas que nela se estabelecem. A partir da compreensão da live como um gênero discursivo que vem se estabelecendo exponencialmente nas interações intersubjetivas contemporâneas. A ancoragem teórico-filosófica escolhida como panorama de observação está centrada nos postulados do Círculo de Bakhtin, com atenção específica ao conceito de gênero do discurso. Por meio de uma análise de base dialógica e indiciária (GINZBURG, 1986) de comentários em uma live acadêmica da Abralin (Associação Brasileira de Linguística), é possível afirmar que o contexto digital e suas possibilidades de voz alteritária dos participantes dão outras dimensões ao gênero discursivo, sendo inviável a afirmação de que a live é unicamente uma transposição virtual da conferência acadêmica presencial.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Brambila, G. (2021). A LIVE ACADÊMICA EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO DISCURSIVO E ALTERIDADE. EntreLetras, 12(2), 408–429. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p408-429