MONTEIRO LOBATO: um escritor a ser redescoberto na sala de aula

Autores

  • Patrícia Aparecida Beraldo Romano

Resumo

Ao se estudar Literatura Infanto-Juvenil brasileira percebemos que ela, enquantogênero, é vista antes e depois de Lobato. Foi ele quem encontrou o caminho criador de quenossa Literatura Infantil estava necessitando ao romper com as ideias de um ensino deliteratura estereotipado e criar uma forma inovadora de produzir textos para as crianças naprimeira metade do século XX. As aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo e astraduções lobatianas de clássicos da literatura infantil são, hoje, no século XXI, aredescoberta, por parte de professores e de alunos, de que o jovem leitor continua a terexcelentes textos para lhe despertar o prazer de ler. Compete, portanto, ao professor, leitor deLobato, mostrar ao aluno como descobrir, nos textos lobatianos, o lúdico mundo criado poresse artista da palavra que influenciou toda a geração contemporânea de escritores infantojuvenis.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Beraldo Romano

Mestre em Teoria Literária pela Unicamp e professora Assistente I da Universidade Federal do Pará- Campusde Marabá.

Downloads

Como Citar

Aparecida Beraldo Romano, P. (2014). MONTEIRO LOBATO: um escritor a ser redescoberto na sala de aula. EntreLetras, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1077

Edição

Seção

Artigos