GÊNEROS ORAIS NA ESCOLA PÚBLICA: o gênero debate na formação crítica do sujeito

Autores

  • Ana Amélia Calazans da Rosa

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância do trabalho com gêneros oraisna sala de aula da escola pública. Sendo a escola um espaço democrático que visa à formaçãode sujeitos reflexivos e críticos, socialmente engajados e transformadores da realidade social,elegemos o gênero debate para nosso estudo. Desse modo, fizemos uma revisão bibliográficana área de gêneros discursivos, com ênfase na oralidade, para discutir a problemática dosgêneros enquanto objetos de ensino. Em seguida, apresentamos nossa experiência com ogênero debate em uma sala de aula de ensino formal de língua portuguesa como línguamaterna, tendo como principais sujeitos os alunos de um primeiro ano do Ensino Médio.Nossa pesquisa constitui-se, portanto, de uma primeira etapa bibliográfica e de umacontinuação com pesquisa qualitativa de cunho social e interventivo.

Biografia do Autor

Ana Amélia Calazans da Rosa

Pós-graduanda – IEL/UNICAMP (amelia_calazans@hotmail.com)

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Como Citar

Amélia Calazans da Rosa, A. (2014). GÊNEROS ORAIS NA ESCOLA PÚBLICA: o gênero debate na formação crítica do sujeito. EntreLetras, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1074

Edição

Seção

Artigos