LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA

Autores

  • Francisco Neto Pereira Pinto

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre o letramento literário em diálogo com os saberes transdisciplinares, em um primeiro momento e, posteriormente, análise de leituras literárias feitas por alunos de escola pública, ensino médio, e prática docente na promoção da leitura literária, segundo os pressupostos dos campos de conhecimentos incialmente apontados. Algumas conclusões indicam que a educação literária no contexto de escola pública brasileira contemporânea pode ser bem sucedida, exigindo, para tanto, abordagens adequadas aos desafios próprios deste tempo, o que requer, assim, transformações e ajustes não somente na prática docente, mas também nos conhecimentos teóricos que a embasam e guiam o olhar daqueles que a observam e analisam.

Biografia do Autor

Francisco Neto Pereira Pinto

Mestre em Ensino de Língua e Literatura e técnico administrativo na Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. E-mail: fneto@uft.edu.br.

Downloads

Como Citar

Neto Pereira Pinto, F. (2014). LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA. EntreLetras, 5(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1047

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)