Impactos na saúde dos operadores em turnos de revezamento em uma empresa estatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P199

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo empírico que teve por objetivo investigar os impactos do trabalho em regime de turnos de revezamento. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo exploratório, embasado teórica e metodologicamente na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, realizado com um grupo de 12 trabalhadores de uma empresa estatal de energia elétrica ocupantes do cargo “operador de subestação e usinas hidrelétricas”, que desempenham atividades em turnos de revezamento. Para a coleta de dados da pesquisa, foram desenvolvidas três sessões de discussão coletiva e um encontro para validação da pesquisa. Os dados foram examinados por meio da análise Clínica do Trabalho. Com base nos resultados, foi possível constatar a respeito do trabalho em turnos, aliado à rotina rígida e burocrática dos trabalhadores estudados, a ocorrência de sofrimento por eles vivenciado, manifesto na dificuldade em conciliar trabalho e vida sociofamiliar; na sobrecarga doméstica; na dificuldade em se desligar do trabalho e nos riscos a que estão expostos pela profissão. Constatou-se, que o turno que mais impacta a saúde desses trabalhadores é o noturno, causando prejuízos evidenciados pelos sintomas de irritabilidade, desânimo, alterações de humor, dores de cabeça e cansaço, o que ocasiona em alguns estresse e depressão.

Biografia do Autor

Anna Flávia Ferreira Borges, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Assistente Social, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, na linha Psicologia Social do Trabalho e das Organizações. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicodinâmica do Trabalho da PUC Goiás.

Kátia Barbosa Macêdo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC

Psicóloga e psicanalista formada pela IPA International psychoanalitic Association, Pós Doutora pela UNICAMP. Professora Titular do Programa Stricto Sensu de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicodinâmica do Trabalho da PUC Goiás.

Simone Maria Moura Mesquita, Instituto Federal de Goiás – IFG.

Administradora, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicodinâmica do Trabalho da PUC Goiás e Professora do Instituto Federal de Goiás – IFG.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Ferreira Borges, A. F., Macêdo, K. B., & Mesquita, S. M. M. (2019). Impactos na saúde dos operadores em turnos de revezamento em uma empresa estatal. Trabalho (En)Cena, 4(1), 199–220. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P199

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa