DEVELOPMENT AND CAREER PLANNING OF STUDENTS UNIVERSITY: an exploratory study

Authors

Keywords:

desenvolvimento de carreira, planejamento, universitários.

Abstract

RÉSUMÉ

Cette étude a examiné les aspects du développement de carrière universitaire, d'autres projets à l'obtention du diplôme, les principaux interlocuteurs sur la carrière et les questions liées à la transition vers le marché du travail. Les 213 participants à l'Université fédérale de Santa Maria, a complété le développement d'outils et de compétences professionnelles. Les étudiants ont manifesté leur intérêt à poursuivre leurs études et entrent dans le marché du travail après l'obtention du diplôme. Famille, amis et collègues ont été nommés comme interlocuteurs. Des doutes sur l'avenir professionnel sont liés aux aspects pratiques, tels que la peur de participer au processus de sélection. En outre, il a identifié un problème avec les aspects de la carrière et de l'intention de demander des conseils, si elles ont été mises à disposition par l'université.

MOTS-CLÉS: Développement de carrière. Planification de carrier. Étudiants universitaires.

Author Biographies

Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Psicologia  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Curso de Psicologia da UNISINOS - São Leopoldo - RS. Bolsista de Produtividade do CNPQ nível 2.

Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa, Doutoranda em Psicologia - UNISINOS

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - em 2010. Possui mestrado em Psicologia - ênfase em Psicologia da Saúde pela UFSM como bolsista REUNI. Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, atuando como bolsista CAPES - PROSUP. Professora do curso de Psicologia da Faculdade Cenecista - Bento Gonçalves - RS e da Faculdade Murialdo nos cursos de Pedagogia, Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos de Humanos.

Patrícia Dalagasperina, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS 

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria e Professora dos Programas de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (gestão 2014-2015 e 2016-2017). Pesquisadadora de produtividade do CNPQ nível 2.

Published

2017-05-04

How to Cite

Monteiro, J. K., Sobrosa, G. M. R., Dalagasperina, P., & Dias, A. C. G. (2017). DEVELOPMENT AND CAREER PLANNING OF STUDENTS UNIVERSITY: an exploratory study. Trabalho (En)Cena, 1(2), 145–161. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2879

Issue

Section

Artigo de Pesquisa