HABILIDADES SOCIAIS EM PROFISSIONAIS DO SUAS NA PANDEMIA DE COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e022027

Keywords:

CRAS, CREAS, Social Skills, COVID 19

Abstract

The pandemic raised by the Covid-19 virus caused lots of changes on many work levels, including on the Unified Social Assistance System (USAS). Accordingly, the present study had - as a goal - to investigate the USAS professionals' social skills levels and its perceptions about the COVID-19 influence in the work environment. This survey counted on a sociodemographic questionnaire and the IHS-II, applied on 22 USAS professionals. Regarding results, 68,1% of the attendees maintained general classification on IHS between good and highly elaborated; regarding organizational environment, 81,8% of the attendees highlighted that the COVID-19 influenced on a negative way, as well as 50% of the participants feel overcharged because of that factor.

Author Biographies

Ana Claudia Pansera, Universidade Paranaense - UNIPAR

Universidade Paranaense - UNIPAR, campus de Francisco Beltrão; Francisco Beltrão/PR, Brasil.

Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, 1636 – Industrial, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Aline Perin Padilha, Universidade Paranaense - UNIPAR

Universidade Paranaense - UNIPAR, campus de Francisco Beltrão; Francisco Beltrão/PR, Brasil.

Thaís Cristina Gutstein Nazar, Universidade Paranaense - UNIPAR

Universidade Paranaense - UNIPAR, campus de Francisco Beltrão; Francisco Beltrão/PR, Brasil.

References

ALMEIDA, K. C. C.; OLIVEIRA, M. L. M. C.; FERREIRA, D. F., & BATISTA, E. C. Habilidades sociais de professores de uma escola estadual de ensino fundamental do interior de Rondônia. Unoesc & Amp; Ciências -ACHS, v. 8, n.1, p. 71-80, 2017.

BARBOSA, I. M. Trabalho contemporâneo e adoecimento: uma análise dos centros de referência de assistência social de Maracanaú-CE. Dissertação (Mestre em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.

BRANCO, P. R. & ANDRADE, E. A. Efetividade do treinamento em habilidades sociais na qualidade de vida de trabalhadores: uma estratégia de promoção da saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 10, p. e4038, 13 ago. 2020. DOI https://doi.org/10.25248/reas.e4038.2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. 1. ed., Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, 2013.

BRAZ, M. V. A pandemia de Covid-19 (sars-cov-2) e as contradições do mundo do trabalho. Revista Laborativa, v. 9, n. 1, p. 116-130, 2020.

BOLSONI-SILVA, A. T. & CARRARA, K. Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicologia em revista, v. 16, n. 2, p. 330-350, 2010.

BRIDI, M. A. A pandemia Covid-19: crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. Estudos avançados, v. 34, p. 141-165, 2020.

CARRARO, C. R.; DE SÁ RODRIGUES, M. & DE ARAÚJO E. A. S. Habilidades sociais profissionais presentes em engenheiros alunos de MBA de uma universidade no interior de São Paulo. Latin American Journal of Business Management, v. 7, n. 2, 2016.

CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Conselho Federal de Psicologia (CFP). Brasília, CFP, 2007.

CERRUTI, P. S. & WAGNER, M. F. Habilidades sociais no atendimento ao público. Revista de Psicologia da IMED, v. 6, n. 1, p. 40-46, 2014.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS/Conselho Federal de Psicologia; Brasília: CFP, 2012.

COUTO, B. R. et al. O Sistema Único de Assistência Social: uma nova forma de gestão da assistência social. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil, p. 205-217, 2009.

DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Habilidades sociais e análise do comportamento. Perspectivas em análise do comportamento, v. 1, n. 2, p. 104-115, 2010.

DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Inventário de Habilidades Sociais (IHS 2-Del-Prette). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2018.

GOULART JÚNIOR, E., CAMARGO, M. L. & MOREIRA, M. C. Habilidades sociais profissionais: produção científica nacional e relevância do tema para a saúde dos trabalhadores. Revista de Psicologia, v. 10, n. 2, p. 51 – 64, 2019.

MARINHO, A. S. & BORGES, L. M. As Habilidades Sociais de Enfermeiras Gestoras em Equipes de Saúde da Família. Psico-USF, v. 25, n. 3, p. 573-583, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1413-82712020250314.

NASCIUTTI, J. C. R. Pandemia e perspectivas no mundo do trabalho. Caderno de Administração, Maringá, v.28, Ed. Esp., 2020. DOI https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53609.

PASQUALOTTO, R. A. & LOHR, S. S. Habilidades sociais e resiliência em futuros professores. Psicol. Argum., v. 33, n. 80, p. 310-320, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO07.

PEREIRA, C. S., DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais de trabalhadores com e sem deficiência física. Psic.: Teor. e Pesq., v. 25 n. 3, pp. 339-346. Brasília, 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300007

PEREIRA, C. S., DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. A importância das habilidades sociais na função do técnico em segurança do trabalho. Revista Argumento, v. 6, n. 12, p. 103-113, 2004.

SANTOS, K. O. B. et al. Trabalho, saúde e vulnerabilidade na pandemia de COVID-19. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 12, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/0102-311X00178320.

SHAUGHNESSY, J. J. Metodologia de pesquisa em psicologia [recurso eletrônico]. 9. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: AMGH, 2012.

SOARES, A. B. et al. Estudo comparativo de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de professores. Psicologia: teoria e prática, v. 11, n. 1, p. 35-49, 2009.

SOUZA, N. H. C. Perspectiva dos profissionais que atuam na proteção básica sobre a política de assistência social. Dissertação (Mestre em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2018.

Published

2022-12-22

How to Cite

Pansera, A. C., Padilha, A. P. ., & Nazar, T. C. G. (2022). HABILIDADES SOCIAIS EM PROFISSIONAIS DO SUAS NA PANDEMIA DE COVID-19. Trabalho (En)Cena, 7, e022027. https://doi.org/10.20873/2526-1487e022027

Issue

Section

DOSSIÊ SAÚDE MENTAL NO TRABALHO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19