SOLIDÃO, DEPRESSÃO E SUPORTE SOCIAL EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P146

Palavras-chave:

Solidão; Depressão; Estudante universitário – Psicologia; Apoio social.

Resumo

Este trabalho avaliou os níveis de solidão, sintomas depressivos e suporte social em universitários do curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Participaram 48 universitários, de ambos os sexos. Utilizou-se a Escala de Solidão UCLA-BR, Escala de Suporte Social, o Questionário sobre a Saúde do Paciente e um questionário complementar. Grande parte da amostra apresentou solidão leve (45,8%), mas houve triagem para Episódio Depressivo em 46,7% dos estudantes e 39,6% estavam abaixo da média de Suporte Social. Houve correlação positiva entre solidão e depressão (p = 0,50) e negativa entre solidão e suporte social (p = -0,51) e depressão e suporte social (p = -0,45). Conclui-se que o estado emocional de estudantes universitários avaliados é preocupante e são necessárias intervenções para alterar o quadro observado.

Biografia do Autor

Sabrina Martins Barroso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 

 

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Oliveira, N. R., & Barroso, S. M. (2020). SOLIDÃO, DEPRESSÃO E SUPORTE SOCIAL EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA. Trabalho (En)Cena, 5(1), 146–162. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P146

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES II