¿Calidad en la atención, calidad en el empleo? Las fuentes de intensificación laboral en ocupaciones de cuidado, análisis de dos establecimientos de salud privada
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V4NEspecialP89Resumo
O presente artigo analisa a justaposição de elementos que incidem na configuração de intensificação do trabalho nos serviços de saúde privados, especificamente nas ocupações de cuidado. Para isso servir-nos-emos das pesquisas e observações realizadas ao pessoal de enfermaria e limpeza de dois estabelecimentos de carácter privado localizados na cidade da La Plata, Buenos Aires, Argentina. Nos últimos tempos, diversos estudos coincidem em assinalar que o fenómeno da intensificação do trabalho expressa a busca por elevar a produtividade das empresas sem aumentar a dotação de trabalhadores empregados, a partir da aceleração dos ritmos e a diversificação das pressões, a mudança nos tempos de trabalho, a redução dos momentos de descanso e a sobrecarga de tarefas. A partir de o enfoque dos riscos psicossociais no trabalho, buscaremos rastrear as particularidades de dito fenómeno nos serviços de saúde, onde as demandas são tanto de índole interna como externa. Ademais, a literatura especializada sinaliza que as ocupações de cuidado têm sido historicamente pouco valorizadas, mal avaliadas e realizadas em condições de trabalho sumamente precárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.