Reabilitação Profissional e Poder Gerencialista no Trabalho Hospitalar: Ensaiando Aproximações

Autores

  • Álvaro Roberto Crespo Merlo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Luisa Poersch Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Carmem Lígia Iochins Grisci Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Sabe-se que a restrição laboral e o retorno ao trabalho estão entre os aspectos mais complexos das políticas de atenção à saúde do trabalhador. A desassistência atual que sofrem os trabalhadores à Reabilitação Profissional tem resultado na permanência da incapacitação ao trabalho. Este fator está diretamente associado à realidade no ambiente hospitalar, campo desta investigação, remetendo a análise à gestão gerencialista, que coloniza toda a sociedade, com sua cultura do alto desempenho, da qualidade, da quantificação, da excelência. Nesse sentido, sugere-se que a pauta de futuras pesquisas considere indagar: como a gestão gerencialista virá efetivamente a se mostrar em relação aos quadros de adoecimento e afastamento das atividades? Será a reabilitação profissional um programa possível no cenário de trabalho hospitalar?

Biografia do Autor

Álvaro Roberto Crespo Merlo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico do Trabalho, Especialista em Saúde Pública pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1979, Doutor em Sociologia pela Université Paris VII (Denis Diderot) em 1996. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e é Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho e na Residência em Medicina do Trabalho. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e na área da Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFRGS.

Ana Luisa Poersch, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Psicologia e extensão universitária na mesma universidade, com formação complementar em intercâmbio internacional realizado na Facultad de Psicología da Universidad Autónoma de Madrid, através de convênio entre UFRGS e UAM-Espanha. Atualmente é Psicóloga do Trabalho no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialista em Análise Institucional e Psicologia Organizacional e do Trabalho, atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Trabalho, Saúde do Trabalhador, Psicodinâmica do Trabalho, Análise Institucional.

Carmem Lígia Iochins Grisci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia pela UNISINOS (1986), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (1994), Doutorado em Psicologia pela PUCRS (2000) e Pós-Doutorado na UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA (2005). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora e orientadora do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da UFRGS desde 1996. Pesquisadora CNPq – 1D. Interesse de Pesquisa com ênfase em Trabalho, Gestão e Subjetividade.

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Merlo, Álvaro R. C., Poersch, A. L., & Grisci, C. L. I. (2017). Reabilitação Profissional e Poder Gerencialista no Trabalho Hospitalar: Ensaiando Aproximações. Trabalho (En)Cena, 2(1), 132–143. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/4200