HABILIDADES SOCIAIS EM PROFISSIONAIS DO SUAS NA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e022027Palavras-chave:
CRAS, CREAS, HABILIDADES SOCIAIS, COVID-19Resumo
A pandemia suscitada pelo vírus Covid-19 ocasionou muitas mudanças em várias esferas do trabalho, inclusive na área do Sistema Único de Assistência Social. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo investigar os níveis de habilidades sociais (HS) de profissionais do SUAS e suas percepções quanto à influência da Covid-19 no ambiente de trabalho. Nesse estudo, contou-se com o uso de um questionário sociodemográfico e o Inventário de Habilidades Sociais II (IHS-II), aplicados para 22 profissionais do SUAS. Quanto aos resultados, 68,1% dos participantes mantiveram uma classificação geral no IHS-II entre boa e altamente elaborada. Quanto ao ambiente organizacional, 81,8% dos participantes destacaram que a Covid-19 influenciou de forma negativa a organização do trabalho, assim como 50% sentem-se mais sobrecarregados devido a esse fator. Esses dados possibilitam inferir que as HS desses profissionais predizem comportamentos mais assertivos e interações sociais mais saudáveis, servindo como fatores de proteção dentro desse contexto pandêmico.
Referências
ALMEIDA, K. C. C.; OLIVEIRA, M. L. M. C.; FERREIRA, D. F., & BATISTA, E. C. Habilidades sociais de professores de uma escola estadual de ensino fundamental do interior de Rondônia. Unoesc & Amp; Ciências -ACHS, v. 8, n.1, p. 71-80, 2017.
BARBOSA, I. M. Trabalho contemporâneo e adoecimento: uma análise dos centros de referência de assistência social de Maracanaú-CE. Dissertação (Mestre em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
BRANCO, P. R. & ANDRADE, E. A. Efetividade do treinamento em habilidades sociais na qualidade de vida de trabalhadores: uma estratégia de promoção da saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 10, p. e4038, 13 ago. 2020. DOI https://doi.org/10.25248/reas.e4038.2020.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. 1. ed., Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, 2013.
BRAZ, M. V. A pandemia de Covid-19 (sars-cov-2) e as contradições do mundo do trabalho. Revista Laborativa, v. 9, n. 1, p. 116-130, 2020.
BOLSONI-SILVA, A. T. & CARRARA, K. Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicologia em revista, v. 16, n. 2, p. 330-350, 2010.
BRIDI, M. A. A pandemia Covid-19: crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. Estudos avançados, v. 34, p. 141-165, 2020.
CARRARO, C. R.; DE SÁ RODRIGUES, M. & DE ARAÚJO E. A. S. Habilidades sociais profissionais presentes em engenheiros alunos de MBA de uma universidade no interior de São Paulo. Latin American Journal of Business Management, v. 7, n. 2, 2016.
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Conselho Federal de Psicologia (CFP). Brasília, CFP, 2007.
CERRUTI, P. S. & WAGNER, M. F. Habilidades sociais no atendimento ao público. Revista de Psicologia da IMED, v. 6, n. 1, p. 40-46, 2014.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS/Conselho Federal de Psicologia; Brasília: CFP, 2012.
COUTO, B. R. et al. O Sistema Único de Assistência Social: uma nova forma de gestão da assistência social. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil, p. 205-217, 2009.
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Habilidades sociais e análise do comportamento. Perspectivas em análise do comportamento, v. 1, n. 2, p. 104-115, 2010.
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Inventário de Habilidades Sociais (IHS 2-Del-Prette). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2018.
GOULART JÚNIOR, E., CAMARGO, M. L. & MOREIRA, M. C. Habilidades sociais profissionais: produção científica nacional e relevância do tema para a saúde dos trabalhadores. Revista de Psicologia, v. 10, n. 2, p. 51 – 64, 2019.
MARINHO, A. S. & BORGES, L. M. As Habilidades Sociais de Enfermeiras Gestoras em Equipes de Saúde da Família. Psico-USF, v. 25, n. 3, p. 573-583, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1413-82712020250314.
NASCIUTTI, J. C. R. Pandemia e perspectivas no mundo do trabalho. Caderno de Administração, Maringá, v.28, Ed. Esp., 2020. DOI https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53609.
PASQUALOTTO, R. A. & LOHR, S. S. Habilidades sociais e resiliência em futuros professores. Psicol. Argum., v. 33, n. 80, p. 310-320, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO07.
PEREIRA, C. S., DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais de trabalhadores com e sem deficiência física. Psic.: Teor. e Pesq., v. 25 n. 3, pp. 339-346. Brasília, 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300007
PEREIRA, C. S., DEL PRETTE, A. & DEL PRETTE, Z. A. A importância das habilidades sociais na função do técnico em segurança do trabalho. Revista Argumento, v. 6, n. 12, p. 103-113, 2004.
SANTOS, K. O. B. et al. Trabalho, saúde e vulnerabilidade na pandemia de COVID-19. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 12, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/0102-311X00178320.
SHAUGHNESSY, J. J. Metodologia de pesquisa em psicologia [recurso eletrônico]. 9. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: AMGH, 2012.
SOARES, A. B. et al. Estudo comparativo de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de professores. Psicologia: teoria e prática, v. 11, n. 1, p. 35-49, 2009.
SOUZA, N. H. C. Perspectiva dos profissionais que atuam na proteção básica sobre a política de assistência social. Dissertação (Mestre em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Claudia Pansera, Aline Perin Padilha, Thaís Cristina Gutstein Nazar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.