v. 1 n. 52 (2024): Formação de professores: desafios para a prática pedagógica
A obra Formação de Professores: Desafios para a prática pedagógica, originada a partir de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Goiás (UFG), socializa importantes estudos voltados às práticas pedagógicas ocorridas em diferentes contextos de aprendizagem, como a Educação Básica e Ensino Superior, fundamental para avançar no debate no que concerne à formação docente na contemporaneidade. Esses estudos demonstram, ainda, a interdisciplinaridade presente em diferentes áreas do conhecimento.
O primeiro capítulo, de autoria de Talita Ferreira Galvão (UFT) e Helena Quirino Porto Aires (UFT), intitulado “Algumas reflexões sobre a efetivação das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO”, busca analisar a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO. As pesquisadoras, a partir do estudo realizado, buscam socializar alguns resultados de análises sobre a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo neste município.
Ainda caminhando na perspectiva da formação de professores, a autora Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva (UFT) reflete no seu capítulo “A formação do professor reflexivo e pesquisador na perspectiva de professoras do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Arraias-TO”, sobre a perspectiva da formação de professores reflexivos e pesquisadores, na visão de professoras do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Conforme a pesquisadora, o estudo desenvolvido divulga alguns relatos de professoras a respeito das suas práticas docentes, acerca da pesquisa na prática docente.
O campo das artes na formação docente também se faz presente nesta coletânea. Um dos capítulos que aborda esse tema é de autoria de Juliane Gomes de Sousa (UFT) e Sônia Regina dos Santos Teixeira (UFPA), intitulado “Considerações iniciais sobre o perfil formativo e os desafios institucionais da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) – Artes e Música, que buscam identificar o perfil formativo e os desafios institucionais da licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, ofertada na Universidade Federal do Norte do Tocantins, em seu processo de consolidação, uma vez que essa licenciatura é nova e ainda é permeada por inúmeros desafios na prática docente, em escolas localizadas no campo.
Outra área de conhecimento que colabora para ampliar o debate no que tange às práticas envolvendo professores é a matemática. No estudo de José Carlos Miguel (UNESP), “Formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental: investigar e aprender matemática no contexto da Educação Desenvolvimental”, a pesquisa procurou analisar a formação docente necessária para a busca de superação do problema, tendo em vista os limites e possibilidades de se ensinar Matemática para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento dessa ação. Tendo em autores como Vigotski, Davidov entre outros, via materialismo histórico e dialético, o autor busca problematizar questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores no âmbito da matemática escolar.
O capítulo seguinte, denominado de “Projetos Pedagógicos em Artes na Educação Infantil: Abordagens da natureza”, de autoria de Samantha Graziele Soares (UFU) e Gustavo Cunha de Araújo (UFNT), apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo refletir como a leitura de imagens pode nortear as vivências e experimentações com natureza na educação infantil e potencializar projetos pedagógicos, e logo, aprendizagens lúdicas, a partir de um tema contemporâneos (natureza/meio ambiente), de essencial importância a ser abordado no contexto vigente.
Por fim, no capítulo “A Legislação da Educação do Campo e da formação de seus educadores pensada a partir da pedagogia da pandemia”, de Solange Martins Oliveira Magalhães (UFG) e Sílvia Adriane Tavares de Moura (UFT), as autoras analisam os contornos das políticas educativas postas à Educação do Campo em tempos pandêmicos, mostrando velhas e novas problemáticas postas a especificidade da formação de professores do campo.
Portanto, esperamos que as pesquisas presentes neste livro contribuam para enriquecer o debate educacional acerca da formação de professores, e na produção de conhecimento em diferentes áreas. Desejamos boas leituras a todos e a todas.