v. 42 n. 1 (2023): Leitura de mundo, leitura da palavra: diálogos possíveis na construção de sentidos
Os estudos de letramento possibilitam entender a escrita e leitura dentro de contextos de práticas sociais, enfatizando a reflexão e criticidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, as práticas na sala de aula almejam que os sujeitos estabeleçam sentidos sobre si e entendam suas múltiplas relações com o mundo. Dentro dessa perspectiva, enfatizamos o papel da leitura como uma importante aliada na construção de sujeitos-cidadãos. O ensino e aprendizagem da leitura não deve ficar restrito às aulas de Língua Portuguesa, tampouco a exercícios mecânicos que não exploram a responsividade. Ser responsivo, no contexto da leitura, é propiciar o diálogo crítico do texto com a sociedade partindo das palavras para se chegar ao mundo e vice-versa. Neste livro, apresentaremos uma coletânea de artigos que discutem práticas de leitura tendo em vista a formação de sujeitos emancipados. Nesse sentido, pesquisadoras e pesquisadores de Linguística Aplicada e de Literatura discutem teorias e práticas para proporem estudos de leitura de diferentes textos. Embora as reflexões sejam heterogêneas, o exercício de todas em conjunto nos mostra que o ensino e a aprendizagem da leitura ultrapassam os mecanismos oferecidos por uma disciplina em específico. Pelo contrário, cada área, em sua especificidade, pode desenvolver estratégias próprias, mas todas as disciplinas, a partir da leitura, objetivam fazer emergir da relação texto-leitor-mundo todo o potencial significativo possível. Propiciar essa formação ampla de leitura é o que norteia as reflexões dessa obra. O livro está dividido em duas partes: Leitura: estudos em Linguística Aplicada e Leitura: estudos literários e culturais. A primeira se apoia nos estudos da Linguística Aplicada para propor discussões acerca de práticas de leitura, seu ensino e aprendizagem, e a segunda recorre ao repertório dos estudos literários e culturais para promover leituras literárias. Assim, na primeira parte, vemos pesquisadores discutindo o que é leitura, quais práticas ou metodologias podem ser acionadas em sala de aula e como indivíduos se relacionam com a leitura. Na segunda parte, encontraremos proposições de leituras de textos literários a partir de conceitos da semiótica, dos estudos culturas e dos estudos biográficos e autobiográficos.