v. 40 n. 1 (1): Depressão Juvenil: a perspectiva do olhar dos professores da rede pública
A depressão é um grave problema de saúde pública, acarretando alterações em todas as dimensões do indivíduo, e com incidência crescente na fase juvenil. Além disso, é marcada por mudanças e transformações físicas e emocionais intensas, próprias dos adolescentes que, se não diagnosticada e tratada adequadamente, evolui de forma grave e perniciosa. A escola, onde os adolescentes passam a maior parte do seu dia, talvez seja o lugar mais indicado para essa averiguação, pois é onde se solidificam as relações pessoais, afetivas e sociais. Com uma cultura humana e sistematizada, os professores, em um relacionamento harmonioso com seus alunos, possuem a possibilidade de identificar a depressão no ambiente escolar. A presente dissertação tem como objetivo investigar como os docentes do ensino médio da rede pública de educação identificam os sintomas depressivos dos seus alunos e a maneira que estes conduzem tais situações. Trata-se de um estudo de cunho fenomenológico e de abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como participantes da pesquisa professores da rede pública e básica de ensino que lecionem para os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Os alunos manifestam-se principalmente através do isolamento, tristeza, rompimento das relações afetivas e sociais e significativa queda do rendimento escolar. Professores, treinados e capacitados adequadamente, podem ser instrumentos de intervenção e promoção da saúde, favorecendo assim a redução dos índices de depressão na adolescência e na valorização da dimensão biopsicossocial.