v. 32 n. 1 (2023): Figurações do Espaço Estrangeiro na Coleção "Amores Expressos"
A presente investigação aborda a coleção “Amores Expressos” a partir da categoria analítica do espaço, com vistas a compreender como são tratadas as questões de representação, identidade e alteridade em relação ao estrangeiro na literatura contemporânea brasileira. Publicada pela editora Companhia das Letras a partir de 2008 e ainda não concluída até o presente momento, a coleção é o resultado mais significativo do projeto, de mesmo nome, que enviou dezessete escritores brasileiros para uma estadia de 30 dias em diversas cidades do mundo com a intenção de que lá ambientassem romances tendo o amor como tema. Previa ainda documentários, roteiros de cinema baseados nos livros e blogs escritos por seus autores. Em uma literatura, como a brasileira, tradicionalmente autocentrada, tal como tem apontado a crítica, as obras apresentam uma perspectiva alternativa ao direcionar o seu olhar para fora das fronteiras nacionais. Espera-se, portanto, que a análise dê a entrever como os espaços estrangeiros são percebidos e significados pelos narradores e personagens de nacionalidade brasileira em seis obras, que se apresentam como viajantes ou migrantes que por motivos diversos se encontram em uma situação de contato com uma alteridade, a saber: Cordilheira, de Daniel Galera, Estive em Lisboa e Lembrei de Você, de Luiz Ruffato, O Livro de Praga: narrativas de amor e arte, de Sérgio Sant’Anna, Nunca Vai Embora, de Chico Mattoso, Do Fundo do Poço se Vê a Lua, de Joca Reiners Terron e Barreira, de Amilcar Bettega.
A dissertação foi estruturada em três capítulos. No primeiro, apresenta-se o projeto e a coleção “Amores Expressos”, a reação do campo literário ao seu anúncio e as características que os distinguem de outras iniciativas editoriais semelhantes. Nesse momento também se discute a metodologia de análise escolhida para abordagem da pesquisa. No segundo, a argumentação baseia-se nos conceitos de identidade a partir do prisma da nacionalidade, com apoio de autores do campo dos Estudos Culturais. A partir daí, desenvolve-se uma discussão teórica dos conceitos de espaço e representação, fundamentais para se compreender as várias formas que a cidade assume na literatura, com apoio de bibliografia interdisciplinar. No terceiro capítulo, realiza-se a leitura dos livros selecionados, conciliando os pontos de contato das narrativas nos aspectos mencionados, apresentando as visões da cidade estrangeira, os movimentos dos seus personagens e os pontos de vista adotados por seus narradores para alcançar os sentidos possíveis dessa tentativa de olhar para fora lançada pela coleção.