v. 1 n. 1 (2019): Comunicação, jornalismo e transformações convergentes

					Visualizar v. 1 n. 1 (2019): Comunicação, jornalismo e transformações convergentes

Muito se tem falado em mudanças no jornalismo. O processo de convergência dos meios inaugurou um cenário em que as tecnologias, a sociedade em rede, as empresas jornalísticas e as audiências se relacionam de forma diferenciada, afetando distintos aspectos do campo do jornalismo, desde as rotinas de produção e novas plataformas de consumo até as atribuições dos profissionais. Nesse contexto em que um conjunto de elementos contribui para definir as práticas do jornalismo da atualidade, olhar para o futuro da profissão exige visão crítica sobre o que temos experimentado e nesse campo a pesquisa científica pode contribuir de forma assertiva.
Por iniciativa da profª Liana Vidigal Rocha, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (Nepjor) inicia suas atividades em maio de 2009 com o objetivo de fomentar a investigação científica no campo do jornalismo, preocupando-se com a formação de novos pesquisadores e dirigindo seus interesses para os estudos da mídia em suas diferentes especificidades. Ao longo do tempo, tendo agregado novos docentes e pesquisadores em vários estágios de formação, o grupo chega a 2018 com 15 membros.
Essa obra é um dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Nepjor, apresentando os trabalhos científicos de seus membros, no momento em que o grupo se prepara para comemorar seus 10 anos de existência. É um trabalho ímpar, que sinaliza a importância do grupo no cenário regional, com abrangência nacional, rompendo as fronteiras em direção a outras realidades e alcançando novos públicos.

Publicado: 2025-11-10

Edição completa