Foco e Escopo

A Revista Vertentes do Direito é uma iniciativa do Curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins, com interesse na divulgação de trabalhos científicos nas diversas subáreas do Direito e na construção da interdisciplinaridade. QUALIS 2016: Interdisciplinar B4, Direito B5.

O projeto editorial da revista surgiu com o objetivo de disponibilizar, por meio de um veículo de comunicação digital e de livre acesso, resultados de pesquisa de qualidade e excelência à comunidade acadêmica e profissional, abrindo um canal de discussão sobre questões atuais e emergentes, adotando como postura estratégica uma ampla plataforma. Prevê a publicação de trabalhos inéditos, nas seguintes modalidades: artigos científicos; ensaios (revisões de literaturas); resenhas de obras recém-lançadas e relatos de experiências nas áreas de ensino e/ou de extensão.

Para alicerçar essa proposta a Revisa Vertentes do Direito prima por um Corpo Editorial composto por renomados pesquisadores e docentes de diversas instituições nacionais e internacionais, que lhe confiram credibilidade e presença de exogenia. Está situada na plataformaOpen Journal System (OJS), conhecida na comunidade científica brasileira como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, operado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT e recomendado pela Coordenadoria de Apoio ao Pessoal de Ensino Superior - CAPES, o que confere ao sistema de editoração maior eficiência, racionalidade e transparência.

É um periódico semestral, no qual as produções científicas serão publicadas em português e em espanhol, idiomas em que podem ser apresentados os trabalhos, que serão submetidos a um corpo de pareceristas (integrantes do Conselho Editorial ou ad hoc)  para avaliação do atendimento das suas normas editorais.

Os autores não serão remunerados pela publicação de seus trabalhos, sendo que os trabalhos publicados poderão ser utilizados pelos usuários da Revista, total ou parcialmente, para aplicações educacionais e não comerciais, condicionadas à indicação da fonte.

Para que um trabalho científico seja publicado passa por todo um procedimento de avaliação criterioso, rigoroso e paramétrico, por revisores qualificados, éticos, críticos e confiáveis.

A modalidade será de avaliação por pares cega, que tem como premissa que os avaliadores não tenham informações sobre os autores  e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos.

A avaliação será realizada por até 2 (dois) membros do conselho editorial e/ou pareceristas "ad hoc".

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Público Alvo

Discentes da graduação e da pós-graduação em Direito, e áreas afins à jurídica, docentes com produções pertinentes à área de interesse da Revista Vertentes do Direito - UFT, além de operadores e demais pesquisadores do universo jurídico.

Linha Editorial

Revista voltada para o Direito, subdividindo-se nas subáreas: Teoria do Direito, Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Processo, Teoria do Estado, História do Direito, Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Processual, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Ambiental, Direito Internacional Público e Privado, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito do Trabalho e Direitos Especiais, frisando-se sempre a perspectiva interdisciplinar.