INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE TUBERCULOSE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM UNIDADES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-8556Resumo
Diante da necessidade de propor uma qualificação para transformação e aprimoramento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), considera-se de fundamental importância a identificação do conhecimento desses atores, que representam um elo entre o serviço e a comunidade, em especial, na atenção à Tuberculose (TB). Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma intervenção educativa sobre TB para ACS, de duas Unidades de Saúde da Família, no município de Porto Velho-RO. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre março e abril de 2017, por meio de um questionário estruturado, e a análise através de estatística descritiva. A intervenção foi delineada, a partir das lacunas do conhecimento identificadas e realizada em encontros de quatro horas cada, com os mesmos conteúdos e metodologia. Verificou-se que os ACS possuíam um conhecimento restrito sobre as características gerais da TB, diagnóstico, tratamento, medidas de prevenção e vigilância dos casos. Tais achados permitem refletir sobre a importância dos processos formativos e de qualificações constantes que possibilitem o diálogo com os profissionais sobre o cenário em que suas atribuições são desempenhadas e as dificuldades vivenciadas, visando um planejamento coerente e participativo com os atores envolvidos.
Palavras-chave: Tuberculose; Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.