INFLUÊNCIA DOS DEJETOS DA CAPRINOCULTURA NA COMPOSIÇÃO DE SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Anadenanthera peregrina (L) Speg.

Autores

  • Bruno Aurelio Campos Aguiar UFT
  • Norivania Diniz da Silva
  • Mirlla Rayra Reis Sousa
  • Bárbara Maria Martins Santos
  • Flávia Bezerra Souza
  • Priscila Bezerra de Souza

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7404

Resumo

O esterco caprino é um material orgânico que pode ser uma alternativa para a formulação de substratos para produção de mudas de espécies nativas. O trabalho foi conduzido em um viveiro, coordenado em delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos: T1 – Terra de subsolo (TS) (100%), T2 – Terra de subsolo (TS) + Esterco caprino (EC) (75%:25%), T3 – Terra de subsolo (TS) + Esterco caprino (EC) (50%:50%), T4 – Terra de subsolo (TS) + Esterco caprino (EC) (25%:75%) e T5 - Esterco caprino (EC) (100%) com 4 repetições. Foi possível observar pela análise de variância que houve diferença significativa (p<0,05) entre os tratamentos na porcentagem de esterco caprino (EC) para as variáveis germinação (G), altura (H) e diâmetro do colo (DC) aos 30 e 60 dias após a semeadura, massa seca da parte aérea (MSPA) massa seca da parte radicular (MSPR), massa seca total (MST). O T4 proporcionou os melhores resultados nas variáveis analisadas, mesmo assim não é recomendado para a produção de mudas de Anadenanthera peregrina (L) Speg. no tempo avaliado, pois as mesma obtiveram  valor inferior a 0,20 ao qual é recomendado na literatura para o índice de qualidade de Dickson. 

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Campos Aguiar, B. A., da Silva, N. D., Reis Sousa, M. R., Santos, B. M. M., Souza, F. B., & Souza, P. B. de. (2020). INFLUÊNCIA DOS DEJETOS DA CAPRINOCULTURA NA COMPOSIÇÃO DE SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Anadenanthera peregrina (L) Speg. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 170–177. https://doi.org/10.20873/uftv7-7404

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)