A MANIFESTAÇÃO DE PAIXÕES NO LIVRO A ELITE DA TROPA 2:

Uma análise semiótica

Autores

  • Leandro Rodrigues Doroteu Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0003-3027-5307
  • Mariana Gonçalves Carneiro Universidade Paulista
  • Sara Gonçalves Carneiro Universidade Paulista
  • Thaianne Valença Vieira Universidade Estadual de Goiás
  • Sônia Marise Salles Carvalho Universidade de Brasília
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-8933-9953
  • Roner Salvador Gama Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p60

Resumo

Este trabalho aplica os pressupostos teóricos da semiótica francesa postulada por A. J. Greimas e J. Fontanille, para a análise dos simulacros de postagens do microblog Twitter construídos no interior do livro A Elite da Tropa 2, cujo personagem principal responde pela alcunha de Dacon1ano – policial de elite, aposentado precocemente por ter se tornado paraplégico. Ao longo da obra, reproduz-se, criando a ilusão de verdade, todo o layout adotado pelo microblog que tem como uma de suas características instituir certas práticas de escrita marcadas pela subjetividade porque costumeiramente autobiográficas, o que permite, desse modo, que o narrador expresse seus sentimentos e seus pontos de vista pessoais em postagens de até 140 caracteres. Tendo como base a teoria semiótica, busca-se explicar como se compõe o sujeito Dracon1ano, seja em sua identidade que efetivamente combatia milicianos e que foi desconstruída após um acidente, seja a identidade que se vale da rede social para se (re)construir, simulando literariamente o universo virtual. Busca-se ainda examinar determinadas paixões que nascem dos embates desse sujeito com o Outro, como a obstinação e o ressentimento.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Doroteu, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Ciências Contábeis, linha de pesquisa Controladoria, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Linguística pela Universidade de Franca UNIFRAN (2013). Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES Academia de Polícia Militar do Barro Branco SP (2014) Mestrando em Administração, área de concentração Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) UnB (2016-2018). Possui graduação em Administração Pública (2018). PEDAGOGIA (2017), LETRAS (2015) e DIREITO (2006).

Mariana Gonçalves Carneiro, Universidade Paulista

Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Pós Graduada Lato Sensu em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa (2009) realizada pela Universidade Gama Filho. Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa desde 2007 trabalhando pela Prefeitura Municipal de Cristalina e atualmente lecionando na Escola Municipal Paroquial São José.

Sara Gonçalves Carneiro, Universidade Paulista

Graduada em Gestão Ambiental e em Engenharia Civil. Especialista em Educação

Thaianne Valença Vieira, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Educação Física e em Administração Pública

Sônia Marise Salles Carvalho, Universidade de Brasília

Possui Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). É Professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas e atualmente em exercício provisório na Universidade de Brasília com atuação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT/UnB. É Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT - Ponto focal UnB.

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Especialização em Contabilidade, Auditoria e Planejamento Tributário. Graduações em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Atuou por cerca de 15 anos em empresas de tecnologia genética e indústria farmacêutica. Professor e Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, núcleo de Contabilidade Gerencial, onde também é professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis. Líder do Grupo de Estudos em Avaliação Econômico-Financeira & Inovações Decisórias, com pesquisas abrangendo: Avaliação Econômico-Financeira, Startups, Accountability, Governança Corporativa. Avaliador do Inep/MEC e Revisor de Itens BNI/Enade do curso de Ciências Contábeis.

Roner Salvador Gama, Universidade Paulista

Possui Licenciatura língua portuguesa e inglesa pela Faculdade Evangélica de Brasília (2012) e graduação em Tecnologia em Segurança e Ordem Pública pela Universidade Católica de Brasília (2010). Especialização em Revisão Textual e Docência do Ensino Superior. Atuou como avaliador de redações do Enem por 2 anos. Hodiernamente, atua como revisor textual.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Doroteu, L. R., Carneiro, M. G., Carneiro, S. G., Vieira, T. V., Carvalho, S. M. S., Lima, N. C., & Gama, R. S. (2019). A MANIFESTAÇÃO DE PAIXÕES NO LIVRO A ELITE DA TROPA 2:: Uma análise semiótica. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 6(1), 60–74. https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p60

Edição

Seção

Artigos