AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE EM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores

  • Joselito de Oliveira Neto Faculdade UniNassau
  • Monik Batista Ferreira da Costa
  • Naégina Fernandes de Almeida
  • Raquel Horn Vasconcelos de Oliveira
  • Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv6-4881

Palavras-chave:

Avaliação funcional, Envelhecimento, Instituição de Longa Permanência

Resumo

Com o envelhecimento o corpo humano apresenta diversas modificações, podendo alterar a capacidade funcional do idoso, tendo em vista o aparecimento de doenças crônicas e podendo afetar as AVD’S desses idosos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade das idosas institucionalizadas em casas de repouso na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo de campo do tipo observacional com caráter quantitativo, cuja pesquisa foi realizada em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s). Participaram 25 idosas residentes nos locais de estudo, cujo os dados foram coletados por meio do Índice de Katz. Os dados foram apresentados por análise descritiva. A Independência foi observada em 64% (n=16), a Dependência Parcial em 12% (n=3) e a Dependência Importante em 24% (n=6), sendo que as idosas apresentam melhor capacidade de execução das atividades de continência (84%; n=21) e banho (80%; n=20). Assim, o presente estudo mostra a necessidade de acompanhamento dessas idosas para execução de suas AVD’s com o aumento da idade.

Biografia do Autor

Joselito de Oliveira Neto, Faculdade UniNassau

Fisioterapeuta do Hospital Regional Unimed. Docente da Faculdade UniNassau. Doutorando em Biotecnologia – UFC.  Fortaleza, Ce, Brasil.

Monik Batista Ferreira da Costa

Fisioterapeuta, Fortaleza, Ce, Brasil.

Naégina Fernandes de Almeida

Fisioterapeuta, Fortaleza, Ce, Brasil.

Raquel Horn Vasconcelos de Oliveira

Fonoaudióloga, Fortaleza, Ce, Brasil.

Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ce, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Neto, J. de O., da Costa, M. B. F., de Almeida, N. F., de Oliveira, R. H. V., & Mont’Alverne, D. G. B. (2019). AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE EM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 6(3), 30–36. https://doi.org/10.20873/uftv6-4881

Edição

Seção

Artigos