PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL DE MULHERES LÉSBICAS: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM IMPERATRIZ/MA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_out_17694Resumen
Introdução: invisíveis em diversos programas de promoção e prevenção de saúde voltados tanto para mulheres quanto para a população LGBT, as lésbicas enfrentam barreiras que acabam levando ao afastamento dessas pacientes das instituições de saúde, vindas por profissionais de saúde. Objetivo: investigar como se dá a abordagem do cuidado dos profissionais de enfermagem na consulta de mulheres lésbicas. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 10 enfermeiros da atenção primária, do município de Imperatriz-MA. A coleta de dados ocorreu por entrevistas e foram realizadas com o auxílio de um questionário semiestruturado, gravadas, transcritas e analisadas segundo o Método de análise de conteúdos de Bardin. Resultados e discussões: foi possível observar que o conhecimento dos profissionais sobre a saúde da paciente lésbica é bem básico (restrito), devido à falta de capacitações voltadas para público. Além disso, também foi observado o pouco vínculo profissional com esses usuários, com a generalização do atendimento de pacientes cis e transgênero, a falta de um atendimento integral e humanizado e a minimização das demandas desse público. Considerações finais: o estudo possibilitou observar quanto a escassez de conhecimento desses enfermeiros sobre o acolhimento correto na consulta de pacientes lésbicas, mostrando as fragilidades e dificuldades enfrentadas no dia a dia de trabalho.
PALAVRAS CHAVE: Saúde LGBT,, Mulheres Lésbicas, Atenção Primária em Saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Layane Mota de Souza de Jesus, Marina de Deus Tavares Costa, Ana Lucia Brito dos Santos, Sandra Maria Barbosa da Silva, Hélio Rubens de Carvalho Nunes, Ruhena Kelber Abrão Ferreira; Thiago Nilton Alves Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
