HOMEM, NATUREZA E ESPAÇO SOCIAL: O IGARAPÉ SAPUCAJUBA COMO MODELO DE SUSTENTABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS DA SAÚDE DA UFPA EM BELÉM DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.03Palavras-chave:
Arquitetura da paisagem, Curso d’água amazônico, Soluções baseadas na NaturezaResumo
A área do Igarapé Sapucajuba, inserida na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, relaciona-se com as comunidades (da universidade e do seu entorno) de diferentes formas. Em uma relação homem-natureza as vezes em equilíbrio e outras de destruição, essa área vem sendo repensada pelo projeto de extensão “Laboratório de Urbanismo, Paisagismo e Percepção Sensorial: suporte à criação de sistema de espaços de convivência e de soluções baseadas na natureza para o Campus da Saúde” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pertencente à UFPA. Este artigo objetiva apresentar uma nova relação homem-natureza a partir do processo projetual em arquitetura da paisagem como uma forma de conscientização ambiental. Para apreender os valores dessa área, como contribuição consciente e responsável para a proposição de possíveis soluções em arquitetura da paisagem, fez-se necessário trabalhar com a teoria da “Produção social do espaço” de Lefèbvre (2010), que considera cada espaço da cidade como existência social e não apenas existência física. Partindo de uma pesquisa qualitativa-quantitativa tem-se como uma das propostas a aplicação das soluções baseadas na natureza como ferramenta de reequilíbrio ecológico e de valorização da paisagem nativa pelas comunidades, compreendendo-a a partir de seu valor de uso e não de troca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rachel Sfair Ferreira Benzecry, Alanda Maria Gomes Alves, Arthur Moreira, Rafaela da Silva Santos, Sebastião Gabriel Guimarães Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
