ANÁLISE DA EFICÁCIA DE POLÍTICA PÚBLICA EM SAÚDE
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA PREVINE BRASIL EM MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20365Resumo
Este estudo examinou a eficácia de uma política pública através dos resultados de indicadores de desempenho de 24 municípios da Unidade Regional de Saúde de Alfenas do Estado de Minas Gerais, no contexto do Programa Previne Brasil (PPB), no período de 2022 a 2023. Foi conduzida uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva, juntamente com a análise bibliográfica e documental. A principal constatação foi de que, no final de 2023, quatro anos após a implantação da política, apenas dois dos 24 municípios analisados atingiram um índice sintético final igual a 10. Isso indica que o Programa teve baixo nível de eficácia. Além disso, as localidades não alcançaram as metas estabelecidas pelo PPB nos indicadores relacionados à Saúde da Mulher (IV), Saúde da Criança (V) e Doenças Crônicas (VI e VII). Especificamente 70,83%, 62,5%, 75% e 66,67% dos municípios não atingindo esses objetivos, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Ricardo Brigagão Hilário, Vinicius de Souza Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
