GUIA PARA PRESERVAÇÃO DO QUEIJO ARTESANAL SERRANO EM PROPRIEDADES RURAIS DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_20082Resumo
Com uma linhagem histórica que remonta a mais de duzentos anos, o Queijo Artesanal Serrano (QAS) assume uma posição distintiva como uma das mais antigas iguarias do Brasil, sendo cultivado em micro queijarias situadas em dezesseis municípios gaúchos e no território catarinense. Confeccionado a partir de leite cru integral, o QAS alinha-se à tradição histórica da região, ostentando uma significativa tríade de importância econômica, social e ambiental ao configurar-se como uma fonte substancial de recursos para as propriedades, além de fomentar práticas sustentáveis. Assim, o presente artigo imerge na intrincada trama do processo produtivo do QAS, introduzindo um guia que visa conciliar de maneira sinérgica tradição e inovação, com o escopo de instituir a padronização e o aprimoramento contínuo entre os pequenos produtores rurais. Portanto, uma investigação detalhada realizada em uma propriedade produtora em São Francisco de Paula-RS identificou medidas cautelares e procedimentos essenciais para a obtenção de um produto padronizado, atendendo aos padrões da legislação brasileira. Este guia materializa-se como uma ferramenta efetiva, embasada em práticas consolidadas, visando assegurar não apenas a qualidade e segurança do produto, mas também a preservação da autenticidade histórica do QAS, direcionado a propriedades de menor porte para uniformizar a produção e disseminar perícias práticas. Assim, a difusão desse corpus de saberes, longe de ser uma mera reverência à tradição, emerge como propulsora da inovação, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento sustentável do processo produtivo do QAS e para a salvaguarda da rica herança cultural destinada às gerações vindouras. Queijo Artesanal Serrano; produção sustentável; guia de produção; desenvolvimento rural.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jeferson Aloísio Ströher, Aline Marjana Pavan, Rosiele Lappe Padilha, Isaac dos Santos Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
