A PRELIMINARY EVALUATION OF BRAZIL NUTS WASTE USED TO PREPARE THERMALLY ACTIVATED CHARCOAL TO HEAVY METALS ABSORPTION
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19791Resumo
Este trabalho tem como objetivo utilizar a casca da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa L.) para produzir carvão ativado termicamente modificado e avaliar sua capacidade de adsorver metais pesados, como: cromo hexavalente (VI) e cobre bivalente (II). As concentrações de metais pesados em efluentes industriais podem ser reduzidas através de diferentes métodos, tais como: adsorção, troca iónica, separação por membranas e eletroquímica. Uma técnica promissora para a captura de metais pesados é a adsorção por sólidos porosos. Neste processo, é essencial que o adsorvente tenha alta seletividade para com os metais, bem como grande capacidade de adsorção. O carvão ativado da casca da castanha do Brasil foi caracterizado quanto à área específica, tamanho dos poros, porosidade, pH, grupos funcionais de superfície pelo método de Boehm e espetroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). As experiências para determinar a eficiência de remoção de cromo e cobre foram realizadas para as concentrações iniciais das soluções: 5, 10, 20, 30, 50, 100, 150 e 200 mg L-1. A adsorção do cromo hexavalente (VI), sem alteração do pH natural da solução sintética, não foi satisfatória, pois a remoção ficou em torno de 10%. Por outro lado, os resultados apresentados para a remoção do cobre bivalente, nas mesmas condições de adsorção, atingiram valores acima de 90% para a maioria das concentrações iniciais. Os resultados mostraram maior afinidade do cobre em relação ao cromo pelo carvão ativado. Além disso, este estudo motiva futuras pesquisas, principalmente na avaliação da capacidade de adsorção de cobre em soluções com diferentes pH.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 LICIANNE PIMENTEL SANTA ROSA, Cássio Henrique Andrade, Roberta Flávia Romero, Laio Damasceno Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
