THE DYNAMICS OF SOLUBLE CARBOHYDRATES IN UNDERGROUND ORGANS OF SISYRINCHIUM VAGINATUM (IRIDACEAE) VARIES ACCORDING TO PHENOLOGY
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_19672Resumo
Os órgãos subterrâneos são importantes para a persistência das plantas em ambientes sazonais, pois armazenam substâncias e contêm gemas. Os órgãos subterrâneos de Sisyrinchium vaginatum armazenam carboidratos solúveis, mas não se sabe como a fenologia afeta sua dinâmica. O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo e a composição de carboidratos solúveis em órgãos subterrâneos de S. vaginatum em diferentes fases fenológicas. Os teores e composição de carboidratos solúveis foram analisados durante a brotação, crescimento vegetativo I e II, dispersão de sementes e senescência. O armazenamento de carboidratos foi maior quando o crescimento vegetativo estabilizou, com os níveis mais baixos nas fases com maior demanda energética. Foram identificados mio-inositol, glicose, frutose, sacarose e um açúcar tipo-rafinose, sendo os dois últimos predominantes. A proporção da maioria desses açúcares diferiu entre as fases fenológicas. As variações dos carboidratos solúveis foram associadas às mudanças fenológicas e podem contribuir para a persistência de S. vaginatum em ambientes sazonais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Carolina Lourenço Rodrigues da Costa, Dayana Figueiredo Abdalla, Moemy Gomes de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
