INFLUÊNCIA DAS CHUVAS NO RENDIMENTO DO MILHO SAFRINHA EM CASCAVEL, PR
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19651Resumo
A precipitação pluviométrica é crucial para a agricultura. O milho (Zea mays), cultura estratégica no Brasil, requer entre 500 e 800 mm de água, bem distribuída ao longo do ciclo fenológico, para obter bons resultados. Este estudo correlacionou a intensidade e distribuição temporal das chuvas com o rendimento do milho safrinha no município de Cascavel, Paraná, entre 2013 e 2022. Utilizando dados de precipitação do Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária e dados de produção do Departamento de Economia Rural, identificou-se, por regressão quadrática, a fase fenológica em que a chuva mais influenciou o rendimento. Avaliou-se a distribuição dos dias secos e chuvosos e estudou-se a dinâmica entre precipitação e fração de água disponível no solo. Os resultados indicam que 79% da variação do rendimento de grãos pode ser explicada pela precipitação ocorrida durante a floração e enchimento de grãos. Observou-se que o aumento de dias secos e a redução da disponibilidade de água no solo impactaram negativamente o rendimento final. Em 2021, a falta de água reduziu a produção de milho em mais de 50%. Concluiu-se que a chuva exerceu forte influência na produção do milho safrinha na região de Cascavel durante o período analisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Magno Luiz Vidotto, Reginaldo Ferreira Santos, Carlos Eduardo Camargo Nogueira, Eric Valero Carvalho da Silva, Rafael Maia Frenhe, Fabiane Mariah Bissani, Noe Barroso dos Santos, Agostinho Rodrigues Zitha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
