NEOPLASIA MAMÁRIA FELINA: ACHADOS CLÍNICOS E PATOLÓGICOS E INVESTIGAÇÃO DE METÁSTASES E MICROMETÁSTASES EM LINFONODO SENTINELA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19470Resumo
Objetivos: Este estudo teve como objetivo avaliar aspectos clínicos e histopatológicos em linfonodos sentinela, bem como a presença de metástases e micrometástases. Métodos: Foram selecionadas 28 gatas com idade entre cinco e 17 anos, nas quais foram realizados radiografia torácica, ultrassonografia abdominal, hemograma, bioquímica sérica e citologia para estadiamento tumoral e avaliação pré-operatória. O corante azul patente foi utilizado para localizar o linfonodo axilar e após foram realizadas mastectomia e linfadenectomia. Resultados: de acordo com o sistema tumor-nódulo-metástase, 64,28% das pacientes foram classificadas como estágio 3, 21,43% como estágio 1 e 14,28% como estágio 2. As mamas mais acometidas foram a inguinal (34,78%), seguida pela abdominal caudal (32,61%), abdominal cranial (21,74%) e torácica (10,87%). 80,47% das neoplasias foram classificadas como carcinomas malignos. Metástase foi encontrada em 21,43% dos linfonodos inguinais e não foi observada em linfonodos axilares. Conclusões e relevância: a avaliação das neoplasias mamárias, incluindo o estadiamento clínico da doença, contribui para a abordagem terapêutica ao possibilitar o delineamento de diagnóstico e prognóstico mais precisos, e um tratamento mais adequado. Além disso, a linfadenectomia dos linfonodos axilares era difícil de ser realizada, mesmo após o uso do corante azul patente para mapeá-los e localizá-los.
Palavras-chave: Mama; mastectomia; tumores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MARIA CLARA CUNHA PARANHOS DE OLIVEIRA, Grazielle Anahy de Sousa Aleixo, José dos Passos de Queiroz Júnior, Ewerton Borges de Lima, Maria Raquel de Almeida, Amanda de Deus Ferreira Alves, José Carlos Ferreira da Silva, Thais de Andrade Moraes, Alisson Alves de Macedo, Lílian Sabrina Silvestre de Andrade, Marcos Antonio Lemos de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
