POTENCIALIDADE APÍCOLA DE ÁREA DO CERRADO GEORREFERENCIADA NO MUNICÍPIO DE JANDAIA – GO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19291Resumo
A apicultura é a prática agrícola dedicada à criação e manejo de colônias de abelhas, especialmente da espécie Apis mellifera, visando a produção de mel, cera, própolis, geleia real, e outros produtos apícolas. Entre as atividades pecuárias a apicultura é a que mais depende dos recursos naturais e de sua preservação. Assim, objetivou-se por meio deste estudo avaliar o potencial produtivo de mel da área geoprocessada de cobertura verde do Cerrado no município de Jandaia no estado de Goiás. Para tanto, foram obtidas imagens do satélite Sentinel-2 por meio do site do programa Copernicus da Agência Espacial Europeia (ESA), referentes ao município de interesse desta pesquisa de natureza quali-quantitativa. Os resultados revelam a presença de uma extensão remanescente de vegetação de 23.415,8 hectares, com destaque para a região norte que apresentar maior área remanescente, e igualmente percebeu-se a complexidade em calcular o número ideal de colmeias por hectare em uma região de Cerrado, face a diversos fatores que influenciam tal dimensionamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Gláucia Dourado Furquim, Leonam Manoel Gomes França, Paulo Vitor Divino Xavier de Freitas, João Vítor Silva Costa, Fernanda Rodrigues Taveira Costa, José Carlos de Sousa Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
