SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_16Resumo
Este artigo apresenta reflexões acerca de ações formativas desenvolvidas com futuros professores de Matemática no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura de Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus de Araguaína. Para a reflexão, nos indagamos: Em que termos os saberes docentes mobilizados na disciplina de Estágio Supervisionado II contribui na e para formação de futuros professores de Matemática? Assim, objetivamos verificar as repercussões da mobilização de saberes docentes no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado II para formação de futuros professores de Matemática. O estudo possui uma abordagem qualitativa pautada na pesquisa participante, a recolha de informações advém das atividades potencializadas nos encontros da disciplina de Estágio Supervisionado II. Nossas reflexões evidenciam, as contribuições da disciplina de Estágio Supervisionado II, na formação inicial de professores, em especial, que a mesma se apresenta como importante cenário mobilizador de saberes docentes, contribuindo para constituição e desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática.
PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de Professores de Matemática; Estágio Supervisionado; Saberes docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geanne Magalhães Soares, Getúlio Pereira da Silva Júnior, José Domingos Antônio Gonçalves, Gerson Ribeiro Bacury, Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Tadeu Oliver Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.