HIPERTENSÃO MATERNA E AFECÇÕES NEUROLÓGICAS FETAIS ASSOCIADAS AO BAIXO PESO DE NASCIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_out_176102Resumo
Trata-se de estudo com objetivo de investigar fatores de saúde e sociodemográficos associados à adequação de peso de nascimento (APN) em gestações de risco, sendo um recorte de investigação acerca da Insegurança Alimentar (IA), Apoio social (AS) e desfechos de gestações num Hospital do Estado do Rio de Janeiro. Na consulta de triagem pré-natal foram coletados dados sociodemográficos e de saúde da gestante e aplicadas a Escalas Brasileira de Insegurança Alimentar e Escala de AS do Medical Outcomes Study (EUA). Ao nascimento foram coletados: ganho de peso gestacional e intercorrências na gestação, massa corpórea (peso) ao nascimento e doenças neonatais. Para investigar a associação entre as variáveis, utilizaram-se modelos logísticos bivariados e multivariados com estimador razão de chances (OR) e Intervalo de Confiança de 95% (IC95%). Na análise final se observou que a IA e o AS não se relacionaram à APN, porém o diabetes mellitus materno se associou ao peso excessivo (OR=9,75; IC-95%: 2,83-20,02). A prematuridade, os acometimentos neurológicos, e hipertensão materna foram associados ao peso insuficiente (OR=5,02; IC-95%: 1,40-18,11, OR=17,1; IC-95%:1,65-27,7 e OR=3,98; IC-95%:1,07-14,75, respectivamente). É fundamental a atenção à saúde gestacional para minimizar fatores prejudiciais ao estado nutricional de nascimento, condição de importância para a saúde neonatal.
Palavras-chave: Peso ao nascer, doenças neonatais, gravidez de alto risco
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-03 (2)
- 2025-10-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Lúcia Pires Augusto, Rebeca Rocha, Talita Barbosa, Aléxia de Abreu Rodrigues, Pamela Brito, Rosana Salles-Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
