A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_16517Resumo
A pesquisa teve como objetivo geral conhecer a atuação da equipe multiprofissional na comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tipo descritivo, realizado com profissionais que compõem a equipe multiprofissional atuantes na Comissão Intra-Hospitalar, em um hospital de médio porte localizado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2022. Os dados foram coletados mediante uma entrevista no local de trabalho dos participantes. Respeitaram-se os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos de acordo com a Resolução 466/2012. Participaram deste estudo uma enfermeira, uma psicóloga e uma assistente social. Diante dos resultados, foram construídas três categorias. Concluímos que a Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes se faz necessária, tanto para favorecer o processo de identificação, notificação de possíveis doadores para captação e doação de órgãos, também implementa os protocolos para realização de testes diagnósticos, comprova a morte encefálica. A equipe multiprofissional possui desafios e dificuldades durante o processo de doação. Assim como é relevante a educação continuada para os profissionais integrantes na CIHDOTT, favorecendo na atuação diante o processo de doação de órgãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Vanderlei Santos, Francisco Carlos Pinto Rodrigues , Jackeline Bach borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
