SERVIDORES DA SAÚDE NA REGIÃO TOPAMA E SUA ATUAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_12Resumo
As práticas relacionadas à vigilância em saúde são integradas nas regiões de saúde para fortalecer a integralidade e a gestão do cuidado, sendo assim objetiva-se delinear o perfil e as práticas em vigilância em saúde, através da autoavaliação de gestores e servidores de saúde de 30 municípios da região TOPAMA. Realizou-se estudo transversal, por meio da aplicação de questionários autorrespondidos. Foram delineados os perfis de atividade profissional, participação em capacitações, indicação de atividades de vigilância em saúde, a utilização e o nível de conhecimento sobre os sistemas de informações em saúde. Realizou-se análise descritiva dos dados, separada por perfis. Dos 569 respondentes, 19 eram gestores municipais e 59 gestores de vigilância em saúde, entre os quais, os níveis de escolaridade e conhecimento dos marcos legais da saúde foram superiores aos dos profissionais membros de equipes de vigilância em saúde e da atenção primária. Estes, 61,0% não participavam de atividades de educação permanente e 53,6% possuíam pouco conhecimento do plano municipal de saúde, e autorrelato de conhecimento sobre os sistemas de informação em saúde com nível básico foi relatado por 76,3% para o SINASC, similar ao observados em outros sistemas. Os resultados são próximos aos relatos literários de enfraquecimento das ações, e denotam um caminho que possibilita a intervenção educacional para fortalecer a qualidade dos serviços na região.
Palavras-chave: Gestão em Saúde; Sistema Único de Saúde; Regionalização, Profissionais de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wendy Moura Sanches, Renata Andrade de Medeiros Moreira, Paulo Fernando de Melo Martins, Rhavenna Thais Silva Oliveira, Quézia Catharinne Cavalcante de Melo, Renata Junqueira Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.